Nosso Trabalho

BIBLIOTECA VIVA

Com um acervo de 7 mil livros, promove a leitura nos espaços do IFF. A ideia é atenuar o impacto da hospitalização e estimular o hábito da leitura, o desenvolvimento afetivo e social e a criatividade.

VIDEOTECA

Para permitir momentos de distração e desenvolvimento em meio à rotina hospitalar, aparelhos de DVDs com obras infanto-juvenis são emprestados às crianças e aos adolescentes internados.

VOLUNTÁRIO ACOMPANHANTE

Através de atividades lúdicas e educativas, voluntários dão suporte emocional a bebês e crianças que estão internadas e não têm a presença de um familiar.

INCLUSÃO NA SALA DE ESPERA

Atividades literárias com material de livre criação, como lápis de cor e massinha, têm por objetivo melhorar a qualidade do atendimento ambulatorial e facilitar a aproximação entre pacientes com comprometimentos neurológicos, familiares, profissionais de saúde e outros usuários.

EDUCAÇÃO INFORMAL

O objetivo é motivar crianças e adolescentes internados por um longo período a retornar à escola após obter alta, por meio de atividades lúdicas escolhidas para acompanhar o currículo escolar.

APOIO A ALTA HOSPITALAR

A iniciativa que promove campanhas de arrecadação garantindo continuidade do tratamento após a alta hospitalar. Os recursos cobrem desde a aquisição de mobiliário hospitalar à adequação de imóveis para receber crianças dependentes de alta tecnologia.

MÚSICA NAS ENFERMARIAS

Com o objetivo de afastar o bebê, a criança e o adolescente da condição de confinamento que a hospitalização provoca, introduz-se a música para promover sensações como a alegria e o bem-estar.

classe hospitalar

Parceria entre o IFF e a Prefeitura do Rio de Janeiro, o projeto permite que crianças e adolescentes internados deem continuidade a sua formação escolar graças à presença de professores da rede municipal de ensino no ambiente hospitalar.

Parquinho do IFF

Proporcionar às crianças que frequentam os ambulatórios do IFF/FIOCRUZ, um ambiente promotor de saúde através de atividades lúdicas e pedagógicas, intervindo na forma de recepção da criança e da família no hospital.